2017/10/01

DCCCLXIV

XVIII TAÇA DE BRAGA DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SAGRA-SE HEXACAMPEÃO


Decorreu no passado fim-de-semana, a MEIA FINAL e a FINAL da Taça de Braga de Xadrez 2017 . 

Na Meia Final, dia 29 de setembro, as equipas A do CX A2D e do CX Braga superiorizaram-se face às equipas B dos respetivos clubes pelo mesmo resultado 3-1. Em Vila Nova de Famalicão, o Mestre Nacional Bruno Gomes (Capitão CX A2D), Carlos Novais e Luís Romano venceram João Romano, Inês Silva e José Santos, respetivamente, nos 1º, 3º e 4º tabuleiros. No 2º tabuleiro Bruno Ribeiro surpreendeu o MN Ivo Dias. Em Braga, a equipa A do CX Braga venceu nos 1º e 2º tabuleiros e registaram-se empates nos 3º e 4º tabuleiros.

A grande Final decorreu na Sala do CX A2D, na Didáxis-Vale S. Cosme, sob arbitragem do presidente AXDB Carlos Dias, e após duas horas de jogo o resultado final começou a desenhar-se em favor da jovem equipa famalicense… No 3º tabuleiro o Mestre Nacional Ivo Dias impôs-se perante o veterano bracarense Álvaro Guimarães e, no 4º tabuleiro, Rui Pedro Gomes empatou com o experiente atleta bracarense Lourenço Ferreira. 


O xeque-mate na conquista do hexacampeonato da XVIII Taça AXDB foi definido pelo Mestre FIDE Luís Silva, ao conduzir um Final de Bispo contra Cavalo, de forma magistral perante o atleta bracarense Yaroslav Minakov. Desta forma, o jovem Mestre famalicense, estudante de Medicina, continou a dar seguimento ao excelente momento de forma que atravessa ao conquistar, na semana passada na cidade espanhola Fuengirola, a medalha de Prata no Campeonato Europeu Universitário, na modalidade coletiva, em representação da Universidade do Minho. Com o resultado já definido, no 2º tabuleiro, Sergey Demyanchuk venceu o MN Bruno Gomes, Capitão do CX A2D, fixando-se o resultado final em 2,5-1,5.


Com mais esta vitória, o CX A2D, atual vencedor da Taça de Portugal de Xadrez, vincou de forma imperial a sua hegemonia no panorama xadrezístico distrital na última década, deixando excelentes indicações para a Super Taça Nacional da Federação Portuguesa de Xadrez que se realizará em Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 22 de outubro, perante, o atual Campeão Nacional de Xadrez, Academia de Xadrez de Gaia.


Mais informações: