2017/09/26

DCCCLXIII

FASE FINAL DO NACIONAL ABSOLUTO DE XADREZ
IVO DIAS integra a elite nacional


A fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto decorreu nas instalações da Douro Marina, em Vila Nova de Gaia e foi a principal prova de um conjunto que também integrou os Campeonatos Nacionais Femininos e de Amadores.
Entre os dias 16 e 24 de setembro, a 73ª Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez contou com a presença de 10 jogadores. Sob a organização da Federação Portuguesa de Xadrez, arbitragem de Carlos Ferreira e direção de prova de Dominic Cross, Presidente da FPX, em formato de todos contra todos, apurou-se o novo Campeão Nacional.
A edição deste ano voltou a ser extremamente competitiva, com um equilibro constante, nas 9 sessões disputadas, fruto de estarem presentes os melhores xadrezistas nacionais entre jogadores já experientes e jovens que cada vez mais se afirmam no panorama escaquístico nacional.
A grande surpresa deste evento xadrezístico foi a vitória do Mestre Internacional André Ventura Sousa (GD Dias Ferreira) que foi, também, consagrado como o Campeão Nacional mais jovem de sempre no xadrez português. André Sousa somou 7,5 pontos em move jogos, os mesmos do MI Sérgio Rocha, mas as contas do desempate foram favoráveis ao jogador do GD Dias Ferreira, que assim consegue o primeiro título absoluto aos 17 anos e cinco meses Na terceira posição ficou o grande mestre António Fernandes (Filiados na FPX), que passa a coroa conquistada na época passada. O GM António Fernandes é o recordista de títulos nacional, com 15 alcançados, e, era, até agora, o campeão mais jovem, pois o primeiro título conquistado, já no longínquo ano de1980, foi conseguido com a idade de 17 anos e 11 meses.

O Clube de Xadrez A2D fez-se representar pelo jovem Mestre Nacional famalicense Ivo Dias que se estreou no mais importante Torneio Individual Nacional. Ao alcançar o 9º lugar (3 pontos), o jovem atleta famalicense, com apenas 20 anos, afirmou-se, mais uma vez, como um valor seguro da elite do Xadrez Nacional Absoluto!

Mais informações: