2017/07/23

DCCCXLVI

FINAL DE ÉPOCA COLETIVA EM BELEZA
EQUIPA A DO CLUBE DE XADREZ CAMPEÃ NACIONAL II DIVISÃO
EQUIPA B DO CLUBE DE XADREZ VICE-CAMPEÃ NACIONAL III DIVISÃO
Equipa A do CX A2D em ação...

Equipa B do CX A2D em ação...

Realizaram-se no fim-de-semana de 22 e 23 de julho as fases finais dos Campeonatos Nacionais por Equipas da 2ª e 3ª Divisão Nacional na cidade de Leiria. Estas competições xadrezísticas coletivas estiveram integradas no Festival de Xadrez de Leiria que decorreu de 14 a 23 de julho.
A Fase Final do Campeonato Nacional por Equipas da 2ª divisão juntou as três formações com subida à 1ª Divisão Nacional garantida na próxima época 2017/2018, os clubes CX A2D 'A', Assembleia Figueirense e Amadora Xadrez 'A'. Esta prova garantiu fortes emoções dentro e fora dos quatro tabuleiros de Xadrez, dado o equilíbrio que se viveu nas partidas disputadas… Após a conquista da Taça de Portugal por Equipas, na semana passada, o CX A2D ‘A’ não deixou os seus créditos por mãos alheias e impôs-se, mais uma vez, de forma magistral com vitórias por 3-1 e 2,5-1,5 perante a Assembleia Figueirense e Amadora Xadrez 'A', respetivamente. Ao garantir mais um título nacional absoluto, a jovem equipa famalicense terminou a época de provas coletivas com chave de ouro, estabelecendo no panorama xadrezístico nacional mais um feito inédito! Em 2º e 3º lugares posicionaram-se Assembleia Figueirense e Amadora Xadrez 'A', respetivamente. A equipa A foi representada na Fase Final pelo Mestre FIDE Luís Silva (Capitão), Mestre Nacional Ivo Dias, Carlos Novais e Luís Romano.


Na Fase Final da 3ª divisão nacional discutiram o título o IFC Torrense, Clube dos Galitos/Grupel 'B' e CX A2D 'B'. A vitória final sorriu à equipa da margem sul do Tejo que, desta forma, conquistou o seu primeiro título coletivo da 3ª divisão nacional com 1 vitória (2,5-1,5) perante a equipa B dos Galitos (2-2) e 1 empate com a equipa B do CX A2D. Os jovens atletas famalicenses lutaram até ao cair da seta do relógio nos 2 encontros disputados, mas não foram além de 2 empates (2-2) perante as equipas adversárias. O CX A2D ‘B’ garantiu o segundo Vice-Título Nacional Coletivo da III Divisão, ao classificar-se no segundo lugar desta prova, tal como na época passada. O último lugar do pódio foi ocupado pelo Clube dos Galitos/Grupel 'B'. A equipa B foi representada na Fase Final pela WCM Mariana Silva, João Romano (Capitão), Bruno Ribeiro e Inês Silva.

2.ª Divisão - Fase Final (Resultados)
Assembleia Figueirense-Amadora Xadrez, 2,5-1,5;
CX A2D “A”- Assembleia Figueirense, 3-1;
Amadora xadrez-CX A2D, 1,5-2,5.
Classificação final: 1.º CX A2D “A”, 6 pontos; 2.º Assembleia Figueirense, 4; 3.º Amadora Xadrez, 2.

3.ª Divisão: Fase final (Resultados)
Clube dos Galitos/Groupel B-IF Torrense, 1,5-2,5;
CX A2D “B”-Clube dos Galitos/Groupel “B”, 2-2;
IFC Torrense-CX A2D “B”, 2-2.
Classificação final: 1.º IFC Torrense, 5 pontos; 2.º CX A2D “B”, 4; 3.º Clube dos Galitos Groupel “B”, 3.




Mais informações: