2009/05/24

CCXXXIII

Campeonato Nacional Escolar de Xadrez 2009
Individual / Equipas
DREN vence em todas as frentes


Dois mil e trezentos jovens estudantes participaram na fase nacional do Desporto Escolar que se realizou em Setúbal entre os dias 22, 23 e 24 de Maio. As provas abrangeram quinze modalidades entre as quais esteve incluido pela primeira vez o XADREZ.

O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se na Escola Secundária D. João II envolvendo a participação de 60 atletas provenientes da Direcções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Alentejo.

A delegação da DREN foi constituída por 20 alunos acompanhados pelos professores Ricardo Amaral (Escola E.B. 2,3 de S. Rosendo) e Mário Oliveira (E.R.D.Didáxis - Xadrez).

Sob a direcção de arbitragem do Coordenador Nacional Paulo Fanha e professores responsáveis por cada uma das DRE's, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em oito sessões, em que cada jogador dispunha de 10 minutos por partida.

Jorge Viterbo Ferreira (DREN) foi o grande vencedor com a prestação 100% vitoriosa seguindo-se, com menos um ponto, Luis Miguel Silva (DREN) e sendo o 3º lugar do pódio ocupado por João Pedro Ribeiro (DREN).
A nível da classificação feminina, Ana Margarida Rodrigues (DREN) foi a grande vencedora (3,5 pontos e 40º lugar na geral), em 2º lugar classificou-se Diana Martins (DRELVT) e o último lugar do pódio foi ocupado por Carla Barbosa (DREN).

Colectivamente, a vencedora foi a DREN obtendo 68,5 pontos, seguida da DRELVT com 40 pontos e DREC com 9,5 pontos.

A Escola de Referência Desportiva da Didáxis (Vale S. Cosme) fez-se representar por 5 alunos: Luis Miguel Silva (2º lugar, 7 pontos), João Pedro Ribeiro (3º lugar, 6 pontos), Nuno Miguel Silva (7º lugar, 5,5 pontos), Rui Pedro Gomes (13º, 5 pontos) e João Guerra (55º lugar, 2 pontos). Com a prestação obtida classificou-se como a melhor Escola a nível nacional (4 melhores classificados).

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direcções Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.).

A montagem dos «nacionais» estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas actividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do ministério a nível central e regional e as equipas das escolas de Setúbal que se mobilizaram no aspecto técnico e organizativo, para além da participação chegada das federações nacionais e associações desportivas distritais.

Mais informações: www.nacionaissetubal2009.org


Mensagem do presidente da Federação Portuguesa de Xadrez:
(2008/2009)