2009/04/04

CCXIX

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS 2009
Inês Machado Oliveira Vice-Campeã Nacional Sub-14

Pódio Feminino S14
Da esquerda para a direita
Inês Machado Oliveira (2º), Inês Santos (1º), Susana Pereira (3º) e António Bravo (Presidente da FPX)
Decorreu em Portimão, na Escola Secundária Poeta António Aleixo, entre os dias 28 de Março e 2 de Abril, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez 2009.

Este Torneio, sob a arbitragem e organização da Associação de Xadrez de Faro, contou com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez.

A competição subdividiu-se em 6 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, num total de 330 jogadores.

O N.X.V.S.C. – Didáxis participou neste torneio pela sexta vez consecutiva, fazendo-se representar com 12 atletas associados ao Distrito de Braga, sendo o balanço bastante positivo, em relação às épocas anteriores, perspectivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respectiva sedimentação no Vale do Pelhe.

Foi, pois, com enorme satisfação que o N.X.V.S.C. registou que Ivo Dias, no escalão Sub-12, em 72 participantes, alcançou o 21º lugar ex-aqueo (4 pontos em 7 possíveis).

Inês Machado Oliveira (4º lugar ex-aqueo; 5 pontos em 7 possíveis), no escalão Sub-14, em 58 participantes, continuou a dar provas de estar em grande forma, obtendo o vice-título feminino não deixando os seus créditos “por mãos alheias”. O seu colega de equipa, Luis Silva, actual Campeão Nacional na vertente Semi-rápidas, obteve o mesmo nº de pontos e classificação, graças a uma excelente ponta final: 3, 5 pontos nas últimas 4 sessões.

João Cruz e Rui Pedro Gomes (18º lugar ex-aqueo; 4 pontos em 7 possíveis), no escalão sub-16, em 66 participantes, obtiveram prestações bastante satisfatórias. Também, João Veloso (27º lugar ex-aqueo; 3,5 pontos em 7 possíveis) cumpriu amplamente os objectivos predefinidos, dado que foi a sua primeira participação numa competição nacional.

Atendendo aos resultados obtidos por estes seis atletas podemos afirmar que temos um futuro promissor, traduzindo-se consequentemente numa progressão do Xadrez Concelhio.

De referir que o Núcleo se fez ainda representar no escalão Sub-14 por João Guerra (31º lugar ex-aqueo); no escalão Sub-16 por Nuno Miguel Silva (41º lugar ex-aqueo), Pedro Miguel Ferreira (57º lugar ex-aqueo) e Jorge Pinheiro (65º lugar). Hélio Silva e Alice Marinho classificaram-se nos 26º, 28º lugares, respectivamente, nos Sub-18, em 32 participantes.

A nível distrital tem que se realçar os títulos nacionais femininos alcançados por Beatriz Rasteiro (GDR Amigos de Urgeses) e Ana Meireles (A.M.A.S. - Guimarães) no escalão Sub-08 e Sub-16, respectivamente. De destacar, também, o 3º lugar obtido por Luis Rodigues (A.M.A.S. - Guimarães) no escalão Sub-08 e o 4º lugar alcançado pelo seu collega de equipa, Alexandre Belsley, na categoria Sub-14.

O Quadro de Honra classificativo ficou assim disposto:
Sub 08
1º Absoluto: André Carmona (GX Alekhine - Associação de Xadrez de Lisboa)
1º Feminino: Beatriz Rasteiro (GDR Amigos de Urgeses - Associação de Xadrez do Distrito de Braga).
Sub 10
1º Absoluto: Gonçalo Silva (GDCR Bonfim - Associação de Xadrez de Setúbal)
1º Feminino: Rita Jorge (AEFCR Penichense - Associação de Xadrez de Leiria).
Sub 12
1º Absoluto: André Mateus (AX Gaia - Associação de Xadrez do Porto)
1º Feminino: Carolina Santos (Clube Galitos - Associação de Xadrez de Aveiro).
Sub 14
1º Absoluto: João Vicente (MC do Porto - Associação de Xadrez do Porto)
1º Feminino: Inês Santos (AEFCR Penichense - Associação de Xadrez de Leiria).
Sub 16
1º Absoluto: Pedro Neves (CX Montemor-O-Velho Associação de Xadrez de Coimbra)
1º Feminino: Ana Meireles (AMAS - Associação de Xadrez do Distrito de Braga).
Sub 18
1º Absoluto: Ruben Pereira (AA da Amadora - Associação de Xadrez de Lisboa)
1º Feminino: Mariana Silva (AX Benedita - Associação de Xadrez de Leiria).