2008/06/19

CLIX

I Torneio de Xadrez do Agrupamento de Escolas do Vale de Este
(1º Ciclo)
Francisco Carvalho e Tânia Ferreira vencedores!

Da esquerda para a direita: Professores José Azevedo e Mário Oliveira (E.R.D.Didáxis-Xadrez), alunos participantes, e Professor Borges (Escola E.B.1 de Igreja-Vale S. Cosme)


A Escola de Ensino Básico 1º Ciclo de Igreja (Vale S. Cosme) foi palco no dia 19 de Junho, do I Torneio do Agrupamento de Escolas do Vale de Este (1º Ciclo) do Ano Lectivo 2007/ 2008, contando com a participação de alunos do 4º ano de escolaridade das Escolas E.B. 1 de Igreja (Vale S. Cosme) e Telhado, num total de 32 novos xadrezistas.O vencedor masculino foi Francisco Carvalho (Escola E.B.1 de Vale S. Cosme - Igreja), seguindo-se Marcos Rocha e Tânia Ferreira (vencedora feminina) da mesma Escola.

De referir que este campeonato foi o culminar das actividades desenvolvidas pela Escola de Referência Desportiva da Didáxis – (Xadrez Escolar), em consequência do protocolo assinado entre o Agrupamento de Escolas do Vale do Este e a Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis no presente ano lectivo.

Durante a entrega dos prémios, os professores responsáveis pelas turmas e pela E.R.D. da Didáxis foram unânimes ao considerarem que o Xadrez favorece o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade, mediante a descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionam aos alunos a aquisição e domínio de saberes, instrumentos, atitudes e valores, sendo pois pertinente a sua prossecução, alargando a sua área de abrangência no Vale De Este e, até mesmo, por todo o concelho de Vila Nova de Famalicão.