2023/12/10

MCXXIV

I Festival Natalício de Xadrez da Cidade Curiosa

Diogo Lopes sagra-se vencedor do Torneio Clássicas Sub-1600

A Academia de Xadrez Cidade Curiosa em parceria com a Cidade Curiosa, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Braga, União Freguesias Lamaçães, Fraião e Nogueira organizou o seu I Festival Natalício de Xadrez que incluiu a realização de dois torneios de clássicas (Sub-1600 e Sub-2200) que decorrerem entre os dias 8 e 9 de dezembro de na Ludoteca da Estufa em Braga.




O CX A2D fez-se representar por uma delegação de 4 atletas e o grande destaque foi para Diogo Lopes, cabeça de série n.º 3, que efetuou uma performance 100% vitoriosa no Torneio Clássicas sub-1600: 5 vitórias em 5 jogos, com um ganho de elo de 54 pontos de elo FIDE! 



Ainda no mesmo Torneio, com 35 atletas participantes, Gil Costa (Sub-18, 1.ºlugar elo 1000-1099) e Miguel Gomes (Sub-16) deram provas da sua contínua evolução ao classificarem-se em 10.º e 17.º lugares, respetivamente.

No que diz respeito ao Torneio de Clássicas Sub-2200, Fernando Silva fechou o pódio absoluto ao posicionar-se em 3.º lugar, com um ganho de 5 pontos de elo FIDE.

O diretor de prova deste evento xadrezístico foi Afonso Fernandes e a arbitragem esteve a cargo de Flávio Peixoto.

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr849535.aspx?lan=10&art=1&rd=5&fed=POR&turdet=YES&flag=30

https://chess-results.com/tnr849520.aspx?lan=10&art=1&rd=4&fed=POR&turdet=YES&flag=30

 

XLI Torneio Aberto de Xadrez da VILA DE CUCUJÃES

CX A2D VENCE COLETIVAMENTE

Inês Silva 1.º Feminino

José João Pinto 1.º lugar Sub-16





O Núcleo de Atletismo de Cucujães organizou entre os dias 1 e 9 de dezembro a 41.ª edição do OPEN DE XADREZ DE CUCUJÃES, uma tradição incontornável no panorama do xadrez em Portugal, sendo a competição de lentas mais antiga e ininterrupta que se realiza no nosso país. Este Torneio contou com a colaboração com a Associação de Xadrez de Aveiro, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Junta de Freguesia de Cucujães e Instituto Português do Desporto e Juventude.





O CX A2D fez-se representar por uma delegação de 4 atletas que estiveram em excelente plano pois alcançaram o 1.º lugar coletivo fruto do maior somatório de pontos obtido em relação aos restantes 8 clubes participantes, estando representados 47 atletas.

Carlos Novais alcançou 5 pontos (prémio monetário de 75 euros) e classificou-se em 4.º lugar, com um ganho de 4 pontos de elo FIDE. Também, com 5 pontos, José João Pinto (Sub-16) constituiu uma agradável surpresa ao posicionar-se em 5.º lugar, prémio monetário de 55 euros, com um ganho de 12 pontos de elo FIDE, e ainda venceu o 1.º lugar no escalão Sub-16. Com 4 pontos, a Mestre FIDE feminina Inês Silva (1.º lugar feminino) e Duarte Abreu classificaram-se em 12.º e 14.º lugares, respetivamente.




Com 6 pontos em 7 possíveis, o grande vencedor foi o atleta da casa Rui Costa (NA Cucujães) que repetiu a vitória alcançada em 1997, com um prémio monetário de 170 euros.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Diretor de prova, António Araújo, e dos responsáveis pela arbitragem. Alzira Silva e Albino Silva, bem como do presidente do NAC, Joaquim Gregório, referindo que “temos procurado ao longo dos anos manter e dignificar este TORNEIO, cujo êxito está espelhado na adesão de muitos jogadores, de muitos clubes espalhados pelo país, alguns dos melhores nacionais, num desejo comum, que é a dinamização e o desenvolvimento da prática do xadrez e, portanto, contamos convosco, para dar corpo a esta nossa organização e a este nosso objetivo já no próximo ano 2024”.

 

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr805845.aspx?lan=10&art=1&rd=7

https://www.facebook.com/NAC1976