2023/05/26

MCVI

 I TORNEIO DIDAXIS NO TABULEIRO

Pavlo P'yatkovskyy sagra-se Vencedor


O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis organizou no final do mês de maio o I TORNEIO DIDÁXIS NO TABULEIRO.


Este Torneio dirigiu-se aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário da Didáxis -Riba de Ave que estiveram matriculados na Atividade de Enriquecimento Curricular -Xadrez escolar no presente ano letivo 2022/2023. Assim sendo, cumpriu-se o principal objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares.

Foi adotado o "sistema de todos contra todos", tendo sido disputados 7 jornadas, e a arbitragem e direção de prova esteve a cargo do Mário Oliveira, professor responsável da AEC-Xadrez escolar, e de Artur Lemos, atleta da equipa B do CX A2D.

Esta iniciativa contou com o apoio da Didáxis – Riba de Ave, A2D e CX A2D.



O grande vencedor foi Pavlo P'yatkovskyy (11.º ano) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Gil Costa (10.º ano) e Martim Machado (5.º ano), respetivamente. 

Foram ainda homenageados os alunos do 5.º ano: Hlib Doloban, Afonso Matos, Diogo Pinto, Irina Oliveira e Rodrigo Gomes.





A cerimónia de encerramento decorreu no dia 25 de maio, entre as 16h15m e as 16h30m, e contou com a presença do Presidente da Direção Pedagógica, Isabel Matos, bem como da Vice-Presidente da Direção Pedagógica, Carla Costa, e dos representantes do CX A2D Mário Oliveira e Artur Lemos.

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que a AEC-Xadrez escolar desenvolveu, no presente ano letivo, na Didáxis-Riba de Ave em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.

Mais informações: https://chess-results.com/tnr772845.aspx?lan=10&art=4