2022/12/30

MLXXVIII

 VII TORNEIO DE RÁPIDAS XADREZ COM MÚSICA

David Silva vencedor com nota artística










Decorreu no passado dia 30 de dezembro, no Colégio do Ave, o VII Torneio de Rápidas Xadrez com Música. Este torneio regressou ao formato presencial, depois das duas últimas edições terem decorrido online devido à pandemia da Covid-19, e contou com a realização de 7 sessões em sistema suíço e foi contabilizado para elo FIDE no ritmo blitz (5 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado).






Pelo sétimo ano consecutivo, este evento xadrezístico, pioneiro em Portugal, aliou a Música ao Xadrez através da realização de concertos de Guitarra Clássica e Piano.






O VII TRXM foi, mais uma vez, uma noite para mais tarde recordar, pois participaram 12 Mestres titulados nomeadamente os melhores jogadores portugueses do xadrez nacional, isto é, o atual Tricampeão Nacional Absoluto, Mestre Internacional André Sousa, Campeã Nacional, WCM Mariana Silva, bem como os atuais líderes do ranking nacional absoluto e feminino, Grande Mestre Jorge Ferreira e Mestre FIDE Feminina Filipa Pipiras, respetivamente. Pela primeira vez participaram atletas internacionais de referência reunindo-se 5 bandeiras neste Torneio: Angola, Brasil, Bulgária, Espanha, Portugal! Deste modo, os cabeças de série n.º 1, 3 e 4 foram Grande Mestre búlgaro Vladimir Petkov, Grande Mestre espanhol Arian Gonzalez e Mestre Internacional angolano David Silva, respetivamente.







Contando com um prize-money de 450 euros e  recorde de participação de 82 atletas, o VII TRXM foi organizado pelo Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave, com o patrocínio da Câmara Municipal De Guimarães, Freguesia Creixomil Guimarães, Empresa António Salgado, Empresa AMF Safety Shoes, Associação 3M, A2D, Colégio do Ave e apoio da AXDB - Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis e APEECA do Colégio do Ave.

O Diretor de Prova foi o professor responsável do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave Mário Oliveira e a arbitragem esteve a cargo do Árbitro Internacional Eduardo Viana, sendo coadjuvado pelo Árbitro FIDE Bruno Lopes e do Árbitro Nacional Carlos Dias.




O grande vencedor foi pela primeira vez o Mestre Internacional David Silva (VSC, prémio de 200 euros) que efetuou uma performance 100% vitoriosa: 7 pontos em 7 jogos! Com 6 pontos, de acordo com os critérios de desempate, classificaram-se, respetivamente, em 2.º, 3.º, 4.º lugares GM Vladimir Petkov (GDDF, 100 euros de prémio monetário), GM Jorge Ferreira (GDDF, 50 euros de prémio monetário), MF Fernando Ribeiro (CP Mangualde, 25 euros de prémio monetário). Em 5.º lugar absoluto posicionou-se o MF Pedro Gil Silva (VSC, 15 euros de prémio monetário).


A WFM Inês Silva (CX A2D, prémio de 15 euros) não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu o 1.º lugar Feminino. Em 2.º e 3.º lugares posicionaram-se, respetivamente, Marta Almeida (CX Colégio Português, prémio de 10 euros) e a WCM Mariana Silva (CX A2D prémio de 5 euros).

Na categoria Veteranos os grandes vencedores foram o GM Vladimir Petkov (Veterano +50, GDDF – prémio de 15 euros) e Álvaro Guimarães (Veterano +65, AX Cidade Curiosa – prémio de 15 euros). 

Nas restantes categorias, destaque para o CX A2D, pois dominou nos escalões mais jovens ao sagrar-se vencedora em Sub-08 com Francisco Silva (3 pontos), em Sub-10 com Pedro Afonso Rodrigues (3 pontos) e em Sub-20 com José Santos (4,5 pontos). Nos restantes escalões os vencedores foram: Miguel Rocha (Sub-12, VSC), Marta Almeida (Sub-14, Colégio Português), Gustavo Ribeiro (Sub-16, CA Téssera) e Pedro Gil Silva (Sub-18, VSC).

Para valorizar e fortalecer a prática do "jogo das 64 casas" em contexto escolar e federado no Colégio do Ave, também, foram premiados de acordo com a classificação geral, os 5 melhores alunos do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave: José João Pinto (8.º B), José António Ramos (5.º A), Francisco Silva (2.º B), Marco Silva e Pedro Afonso Rodrigues (4.º B).

Cinco promissores alunos obtiveram nota artística máxima durante a realização deste Torneio e na cerimónia de encerramento, pois deliciaram os presentes com a interpretação de obras clássicas: Mariana Costa, ex-aluna do Conservatório de Guimarães a estudar na Holanda, e Manuel Ramos, aluno do Conservatório de Guimarães, na guitarra clássica; e no piano André Almeida, ex-aluno do Colégio do Ave a estudar Medicina na Universidade do Minho, e as alunas do Colégio do Ave Clara Ribeiro (9.º B) e Beatriz Vinhas (8.º B).

A cerimónia de encerramento contou com a presença do representante da Junta de Freguesia de Creixomil, Miguel Sousa, do CEO da AMF Safety Shoes, Albano Fernandes, do Presidente da Associação 3M, Nuno Cachada, do Presidente da AXDB, Valter Figueiredo, do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa, e da Presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa.

No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta iniciativa assumiu nesta edição uma dimensão internacional e tem rasgado horizontes ao proporcionar a partilha de experiências e sensibilização da comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser humano e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.



Mais informações:

http://chess-results.com/tnr700309.aspx?lan=10&art=1&rd=7&fed=POR&turdet=YES&flag=30

https://www.correiodominho.pt/noticias/xadrez-david-silva-e-ines-silva-vencem-torneio-de-rapidas-com-musica/141615

https://opiniao-publica.pt/desporto/01/02/ines-silva-conquista-primeiro-lugar-feminino-no-vii-torneio-de-rapidas-xadrez-com-musica/

https://maisguimaraes.pt/david-silva-foi-conquistador/

https://xadrezcommusica.netlify.app/