2019/12/08

CMLXXV

CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL ABSOLUTO DE XADREZ
PEDRO GIL SILVA SAGRA-SE O MAIS JOVEM CAMPEÃO
CX A2D DOMINA PÓDIO ABSOLUTO



A mais importante prova do calendário da Associação de Xadrez do Distrito de Braga 2019/2020, Campeonato Distrital Individual Absoluto de Braga-vertente Lentas, terminou no dia 7 de dezembro em Guimarães no Colégio do Ave. Depois de no passado mês de outubro ter organizado a Supertaça AXDB 2018/2019, este estabelecimento de ensino privado afirma-se, passo a passo, como um pólo dinamizador não só do Xadrez Escolar como da vertente federada.
Este Torneio decorreu nas cidades de Viana de Castelo, Braga, Barcelos e Guimarães com a finalidade de promoção e sedimentação do “jogo das 64 casas” nos clubes locais que colaboraram na organização deste evento escaquístico em parceria com a AXDB, nomeadamente ADC PERRE, CX Braga, AX Barcelos e Clube de Xadrez A2D – Associação Académica da Didáxis.
A arbitragem esteve a cargo de Flávio Peixoto e o Diretor de Prova foi João Pacheco.
Contando com a participação dos 52 melhores atletas do Distrito, após 8 sessões, o grande destaque foi para o jovem atleta vimaranense Pedro Gil (Fórum Airão São João) ao sagra-se pela primeira vez Campeão Distrital Absoluto AXDB (7 pontos: 7 vitórias e 1 derrota) e, desta forma, com 14 anos de idade quebrou o recorde do atleta mais jovem Campeão Absoluto.
As emoções, competitividade e indefinição de resultados neste Torneio estiveram ao rubro desde cedo, pois Pedro Gil, cabeça de série n.º 3, apenas assumiu a liderança à entrada da 8.ª e última sessão após derrotar André Pinto (CX Braga) que foi líder até à 6.ª sessão… Na última sessão, José Santos (CX A2D), cabeça de série n.º 1, estava a meio ponto do líder e arriscou a vitória e conquista do título máximo individual absoluto da AXDB, mas não foi feliz e classificou-se em 4.º lugar ex-aqueo (5,5 pontos).
O pódio absoluto foi completado por dois atletas do CX A2D que atravessam um excelente momento de forma e obtiveram 6 pontos, ficando assim ordenados pelos critérios de desempate: em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Emanuel Fernandes e Henrique Guimarães, respetivamente.
Neste Torneio para além do título distrital absoluto, também foram atribuídos o título distrital Feminino a Ana Margarida Costa (37.º lugar absoluto; AX Barcelos) e o título distrital de Veteranos a José Monteiro (7.º lugar absoluto; GDR Amigos de Urgeses).






A delegação do CX A2D fez-se representar por mais seis atletas, nomeadamente, José João Pinto (4,5 pontos; 15.º lugar), João Pedro Afonso (3,5 pontos; 25.º lugar), João Diogo Pereira (3,5 pontos; 30.º lugar), Duarte Abreu (2,5 pontos; 35.º lugar), Carlos Dias (1 ponto; 46.º lugar) e Guilherme Leal (1 ponto; 49.º lugar).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Diretor de Prova, João Pacheco, e Mário Oliveira, Coordenador CX A2D.

Mais informações: