2012/03/11

CDLVII

Preliminar do Campeonato Distrital Absoluto
(Vale S. Cosme)


Ivo Dias é o favorito à vitória...



O Núcleo Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis está a organizar em parceria com Associação de Xadrez de Braga uma das Preliminares Distritais Absoluto na Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis.
Esta competição iniciou-se no dia 9 março e finalizará no dia 13 de abril.
Neste momento Ivo Dias (NXVSC-Didáxis), actual campeão distrital Sub-14, parte como primeiro cabeça de série e é o grande favorito à vitória neste Torneio…
Este Campeonato tem a participação de 32 jogadores oriundos do Clube de Xadrez Escola Bernardino Machado e NXVSC-Didáxis permitindo o apuramento para a Final Distrital Absoluto 2012 de Xadrez que decorrerá a partir do dia 28 de abril.
As Preliminares Distritais estão a envolver a participação de cerca de 120 jogadores subdivididos por Escola EB 2,3 João de Meira e Urgeses (Guimarães), Vale S. Cosme (Vila Nova de Famalicão) e Barcelos.




XXXIV Taça de Portugal de Xadrez
NXVSC – Didáxis (ainda) sonhou com os Quartos-Final



No passado sábado, dia 10 de março, escreveu-se mais uma linha na história do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis com a jovem equipa famalicense a defrontar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal de Xadrez o primodivisionário Associação Cultural e Recreativa Vale de Cambra/OSCACER e vencedor da Taça De Portugal da época anterior! Recentemente coroada com o título nacional por equipas na vertente semi-rápidas, a equipa ACR Vale de Cambra/OSCACER era constituída por Diogo Fernando (Mestre Internacional de Xadrez) , Fernando Ribeiro (Mestre da Federação Internacional de Xadrez), Jorge Guimarães (Mestre Federação Internacional de Xadrez) e Paulo Felizes. A equipa do NXVSC-Didáxis era composta por Luís Silva, Bruno Gomes, Inês Machado Oliveira e Yaroslav Minakov. Após derrota de Luís Silva, o capitão Bruno Gomes igualou a eliminatória com uma vitória bem conseguida face a um ex-campeão nacional absoluto! Chegou-se a sonhar com a passagem Quartos de Final da Taça de Portugal de Xadrez… Todavia após quatro horas de jogo, Inês Machado Oliveira sucumbiu ao favoritismo inicial do experiente Mestre FIDE Jorge Guimarães e Yaroslav Minakov não conseguiu aproveitar ligeira vantagem “num final de torres” acabando por empatar e estabelecendo o resultado final em 2,5-1,5.