CDLV
Local: Sala 27 da Didáxis-Vale S. Cosme.
Datas: 9 março; 16 março; 23 março; 30 março; 31 março e 13 abril.
Hora: 21h30m.
Árbitro: Carlos Dias Diretor de Prova: Mário Oliveira
Jogadores apurados diretamente:
Regulamento: 2.2 a) PEREIRA, CARLOS MARCO (1619)
Regulamento: 2.2 c) SILVA, LUIS MIGUEL NEVES DA (2047) ;GOMES, BRUNO MIGUEL DE SOUSA (1938) ; OLIVEIRA, MARIA INES RAMOS MACHADO DE (1924) ; OLIVEIRA, MÁRIO JORGE RODRIGUES (1903) ; MINAKOV, YAROSLAV (1895) ;ROMANO, LUÍS MIGUEL PEREIRA CONSTANTINO (1815)
Inscreve-te com o professor Mário Oliveira (nxvscdidaxis@gmail.com)
Regulamento
1. A Associação de Xadrez do Distrito de Braga vai organizar o Campeonato Distrital Individual Absoluto, partidas lentas, época de 2011/2012.
2. A prova decorrerá em duas fases: Preliminar e Final
2.1 A Fase Preliminar decorrerá nos clubes.
Poderá haver poules englobando mais do que um clube desde que haja acordo entre os mesmos.
Caso numa determinada poule se inscrevam menos de 6 jogadores, a poule não se realizará, devendo os inscritos participar numa outra poule de apuramento.
Nenhum jogador poderá participar em mais do que uma Poule de apuramento, sob pena de ficar impedido de disputar a Fase Final.
2.2 A Fase Final será jogada pelos seguintes jogadores:
a) 3 Jogadores que não tenham apuramento por nenhuma das alíneas seguintes, desde que classificados na primeira metade do Distrital Absoluto da época anterior:
Munir Valimamade, João Carlos Costa e Carlos Marco Pereira, não podendo, em caso de não inscrição de algum destes, ser substituídos.
b) Campeã Distrital Feminina época 2010/2011, (Mariana Silva) podendo ser substituída em caso de desistência por outra jogadora, desde que se tenha classificado até ao 3º lugar, inclusive, do Campeonato Distrital Feminino época 2010/2011, (Maria Alice Oliveira, Joana Mota).
c) Jogadores com elo FIDE superior a 1800 pontos na lista de elo da FIDE de Março de 2012.
d) 25 Jogadores a apurar segundo método proporcional, com arredondamento por defeito, aplicado aos locais onde tenha havido fase preliminar, nos seguintes termos:
- Cada local onde decorra fase preliminar obterá uma pontuação, P, calculada da seguinte forma:
P = soma de (ELO – 900) em que:
ELO é o valor do ELO de cada jogador que termine a Fase Preliminar, valendo para o efeito o valor de ELO das listas de elo de março de 2012, da FIDE e FPX.No caso de ELO administrativo, considerar-se-á o fator (ELO – 900) / 2 em vez de (ELO – 900).
Cada um dos locais terá direito a um número de participantes equivalente ao rateio proporcional de P sobre um total de 25 vagas, sendo que, no mínimo, cada local terá direito a um representante.Em caso de não ocupação de uma determinada vaga, a substituição far-se-á, por ordem de classificação dentro da poule que origine a mesma. Em caso de não substituição na poule, a vaga passa para outra de acordo com o rateio proporcional. Em caso de empate entre poules para o lugar em aberto, será dada prioridade à poule com mais atletas a terminar a prova.
5. Os jogadores diretamente apurados para a fase final, não têm direito a participar na fase preliminar.5.1 Caso um jogador opte por abdicar do direito de participação na fase final, e deseje disputar o acesso à mesma através de uma poule de apuramento, deverá informar a direção de competições da AXDB dessa pretensão por escrito (axdbragacompeticoes@gmail.com), e não poderá mais invocar o direito de que abdicou.
6. Ritmo de jogo6.1 Fase Preliminar: 90 minutos por jogador para terminar toda a partida;6.2 Fase Final: 90 minutos por jogador para terminar a partida, com acrescento de 30 segundos por lance.7. Sistema de jogo e desempatesSerá utilizado o programa Swiss-Manager, para efeitos de emparceiramento.7.1 Fase Preliminar
a) Suíço, ou poule a 1 volta se o número de inscritos locais não ultrapassar 6 jogadores.
b) Número de jornadas em caso de suiço:
5 se menos de 15 jogadores, 6 jornadas para 16 a 30 jogadores e 7 para mais de 30 jogadores.
Sistema de desempate
Suíço: 1. Resultado entre empatados (11)
2. Brasileiro (Bucholz retirando pior resultado) (37);
3. Bucholz completo (37);
4. Progressivo (8);
5. Maior número de partidas ganhas (12);
Poule: 1.Rresultado entre os empatados (11);
2. Sistema Koya (45)
3. Sistema Sonnenborn-Berger (7)
4. Maior número de partidas ganhas (12)
5. Maior número de partidas jogadas com as peças pretas (5)
c) No caso de após aplicação dos critérios acima referidos ainda persistir empate entre jogadores que definam apuramento para a fase final, proceder-se-á a match à melhor de duas partidas entre os empatados, se estiverem dois jogadores nessas condições, ou poule a uma volta, se forem mais de dois os empatados. Se persistir o empate, o desempate será determinado por sorteio.
Partidas semirrápidas, 20 minutos para cada jogador terminar a partida.
7.2 Fase Final Suíço a 7 jornadas (ou 8 se o número de jogadores ultrapassar os 35).
Sistema de desempate
1. Resultado entre empatados (11)
2. Brasileiro (Bucholz retirando pior resultado) (37);
3. Bucholz completo (37);
4. Progressivo (8);
5. Maior número de partidas ganhas (12);
a) Para efeitos de apuramento do campeão, se houver jogadores empatados, apenas será considerado o primeiro critério de desempate, após o que, caso se mantenha a igualdade, realizar-se-á um torneio de desempate entre os empatados, sendo a 1 volta se forem 4 ou mais, a duas voltas se forem 3, e à melhor de 4 partidas se forem 2 os empatados.
b) Partidas semirrápidas em ritmo de 30 minutos mais 5 segundos de incremento por lance efetuado, por jogador para toda a partida.
c) Se após este desempate, permanecerem jogadores empatados, a classificação final seguirá, para esses jogadores, os critérios de desempate indicados para a fase final.
d) Os jogos referentes ao “match” de desempate, realizam-se no dia 09 de Junho, na sede da AXDB (Urgezes – Guimarães), com início do primeiro às 15,00 e dos seguintes 15 minutos depois de terminada a partida anterior.
e) Por consenso entre todas as partes interessadas, a data e local do “match” podem ser alterados.
8. EmpatesNão são permitidos empates antes de efetuados 30 lances, a menos que o árbitro dê o seu consentimento.
9. Locais de jogo
9.1 Fase Preliminar: Nos clubes.
9.2 Fase Final: (a determinar)
10. Datas
10.1 Fase Preliminar
1ª sessão - 02 de Março - 21.15horas
2ª sessão - 09 de março - 21.15 horas
3ª sessão - 16 de março - 21.15 horas
4ª sessão - 23 de março - 21.15 horas
5ª sessão - 30 de março - 21.15 horas
6ª sessão - 06 de abril - 21.15 horas
7ª sessão - 13 de abril - 15.30 horas
a) Por acordo com o organizador local, estas datas e horas podem ser alteradas. As alterações devem ser comunicadas por escrito à Direção de Competições da AXDB.
b) Perde a partida o jogador que chegue ao seu tabuleiro mais de 30 minutos após o início da partida.
10.2 Fase Final:
1ª sessão - 28 de Abril, 15.00
2ª sessão - 28 de Abril, 21.00
3ª sessão - 05 de Maio, 15.00
4ª sessão - 05 de Maio, 21.00
5ª sessão – 12 de Maio, 15.00
6ª sessão – 12 de Maio, 21.00
7ª sessão – 19 de Maio, 15.00
8ª sessão – 26 de Maio, 15.00
a) Perde a partida o jogador que chegue ao seu tabuleiro mais de 30 minutos após o início da partida
11. Inscrições
11.1 Fase preliminar
a) São gratuitas e devem ser enviadas preferencialmente pelos clubes por email, para axdbragacompeticoes@gmail.com, indicando o nome do jogador e o local onde pretende disputar a fase preliminar.
b) Apenas se podem inscrever os jogadores filiados na FPX através da AXD Braga na época de 2010/11.
c) Pelo motivo da data de saída da lista de elo de Março da FIDE, e porque a mesma pode levar a que alguns atletas sejam dispensados de disputar a fase preliminar, ou o contrário, é dada aos clubes organizadores de poules de apuramento, a data limite de 10 de março para confirmarem junto da direção de competições da AXDB, o número de atletas a participar na poule e o local, data e hora de realização da mesma. Após esta data não serão aceites inscrições de mais atletas em nenhuma poule de apuramento.
d) Apenas serão consideradas para rateio de apuramento para a fase final, as poules devidamente inscritas na AXDB até ao dia 10 de março (através da direção de competições da AXDB) .
e) Até à data limite de 13 de março, será publicada na página eletrónica da AXDB (http://xadrezbraga.blogspot.com/) o número de poules e de atletas envolvidos na competição.
11.2 Inscrição na Fase Final
Os jogadores apurados para a Fase Final deverão confirmar (preferencialmente através do clube) a sua participação até às 24.00 horas de 22 de Abril de 2012, por email, para axdbragacompeticoes@gmail.com, indicando o nome completo do jogador, elo e número FPX/FIDE. (ultima lista de elo FPX/FIDE disponível).
a) A inscrição na fase final tem um custo de 3€, o pagamento deve ser efetuado por transferência bancária para a conta da AXDB (NIB 0018 0243 0020 0053 3008 9) e o comprovativo enviado por email para a AXDB (axdbraga@gmail.com, com conhecimento à direção de competições (axdbragacompeticoes@gmail.com). Todos os atletas terão de ter paga a taxa de inscrição antes do inicio da prova, sob pena de não serem emparceirados na 1ª sessão.
b) Ficam isentos da taxa de inscrição o campeão distrital individual absoluto de partidas lentas da época 2010/2011 e a campeã distrital feminina da mesma época.
12. Faltas
a) Os jogadores que faltem à primeira sessão, serão automaticamente eliminados, a menos que comuniquem ao diretor da prova a sua intenção de continuar na mesma, antes do final da sessão.
b) A falta de comparência de um atleta a um jogo, é sancionada com uma multa de 5 Euros, se ocorrer na fase preliminar, e de 10 Euros se ocorrer na fase final.
c) O atleta faltoso, deve justificar a sua falta, até ao início da sessão seguinte, ou no caso da última sessão, até 3 dias após a conclusão da mesma.
d) A aceitação ou não da justificação da falta, é da competência da Direção da AXDB, que se pronunciará sobre o assunto após a receção do relatório do Diretor da Prova.
e) As multas serão suportadas pelos clubes dos jogadores faltosos.
f) Se um atleta comunicar, por escrito ao Diretor da Prova, a sua intenção de faltar a uma sessão, antes do final da sessão anterior, não será emparceirado e a falta não será contabilizada para efeitos de aplicação de multa.
g) Um atleta será excluído da prova no caso referido em 8. a) e quando ocorra uma 2ª falta de comparência, numa mesma fase (o não emparceiramento conforme mencionado em f), é considerado como falta de comparência).
h) Se a fase final tiver 8 sessões (mais de 35 atletas) a exclusão da prova apenas ocorre na 3ª falta de comparência.
i) A exclusão da prova, sem justificação, acarreta o pagamento por parte do clube do atleta, de uma multa complementar de 20€. A aceitação ou não da justificação apresentada, é da responsabilidade da Direção da AXDB.
j) Caso um atleta abandone a prova sem justificação, a Direção da AXDB apresentará o caso ao Conselho de Disciplina da FPX para determinação das sanções aplicáveis, tendo como referência os termos previstos no Regulamento de Disciplina da Federação Portuguesa de Xadrez.
13. Direção da Prova
a) Fase Preliminar, a cargo dos clubes
b) Fase Final (a nomear pela AXDB)
14. Arbitragem
a) Fase Preliminar, a cargo dos clubes
b) Fase Final, a nomear pelo Conselho Técnico da AXDB.
15. Casos omissos
Em tudo o omisso neste Regulamento prevalecerá o disposto no regulamento de Competições da FPX e nas regras do jogo de Xadrez da FIDE, cabendo à Direcção da Prova em conjunto com o Árbitro, decidir sobre eventuais situações que permaneçam omissas após aplicação dos Regulamentos respectivos.
16. Comité de ApeloAntes do início da 1ª sessão, será nomeado um Comité de Apelo Das decisões da Direção de Prova e da Arbitragem que tenham implicações diretas no decurso da competição, o jogador terá direito a recurso para o Comité de Apelo, constituído por:
1 Representante da AXDB;
Diretor do Torneio;
Árbitro principal;
2 representantes dos atletas, mais 2 suplentes, (2 atletas suplentes para obviar a casos em que haja interesses próprios envolvidos).
a) Das decisões do Comité de Apelo, não há recurso.
17. Aplicar-se-ão as Regras do Jogo de Xadrez da FIDE, e os regulamentos de Competições da FPX.
18. Elo
a) Todas as poules da Fase Preliminar e a Fase Final contarão para ELO FIDE, desde que participe pelo menos um jogador com ELO FIDE.
b) Todas as poules e a fase final, serão contabilizadas para efeitos de Elo FPX.
c) É da responsabilidade dos organizadores das poules da Fase Preliminar, o envio dentro dos prazos estabelecidos pela FIDE e FPX, dos ficheiros do torneio (programa Swiss-Manager), devidamente preenchidos, juntamente com o relatório do Diretor de Prova e/ou Árbitro, para a Direção de Competições da AXDB (axdbragacompeticoes@gmail.com) para que os mesmos possam ser enviados para efeitos de contabilização para Elo FIDE/FPX.
d) As multas devidas ao atraso no envio ou mau preenchimento dos mesmos serão suportadas pelos clubes responsáveis pelas poules.
19. A inscrição na prova, implica o conhecimento e aceitação do presente Regulamento, por parte de todos os atletas e clubes.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home