2011/11/13

CDXXXVII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE SEMI-RÁPIDAS
NXVSC-DIDAXIS DOMINA XADREZ JOVEM NACIONAL
ELISA MACHADO OLIVEIRA CAMPEÃ NACIONAL SUB-08
ALICE MACHADO OLIVEIRA CAMPEÃ NACIONAL SUB-10
INÊS MACHADO OLIVEIRA CAMPEÃ NACIONAL SUB-16
IVO DIAS VICE-CAMPEÃO NACIONAL SUB-14
LUIS SILVA CLASSIFICA-SE EM 3º LUGAR NO CAMPEONATO NACIONAL SUB-18
LUIS ROMANO CLASSIFICA-SE EM 4º LUGAR NO CAMPEONATO NACIONAL SUB-20
Os nossos conquistadores (da esquerda para a direita):
Luís Romano, Carlos Azevedo, Rui Barreira, Alice M. Oliveira, Rui Pedro Gomes, Elisa M. OLiveira, Luís Silva, Inês M. Oliveira, Ivo Dias e Professor Carlos Dias (chefe da delegação do NXVSC-Didáxis)

Decorreu no passado dia 12 de Novembro, em Torres Novas, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semi-Rápidas (20 minutos para cada jogador acabar a partida). Este campeonato contou com cerca de duas centenas de participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, Sub-10,Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

O NXVSC - Didáxis foi representado por 9 alunos que alcançaram resultados individuais surpreendentes!

Os grandes destaques desta delegação foram os títulos nacionais femininos alcançados pelas irmãs Machado Oliveira: Inês nos Sub-16, Alice nos Sub-10 e Elisa nos Sub-08.

Elisa Machado Oliveira (4 pontos em 7 jogos), para além do título feminino, classificou-se num brilhante 4º lugar absoluto em que Anton Maslov (Ferroviários do Barreiro) sagrou-se campeão invicto. Alice Machado Oliveira (6 pontos em 7 jogos) ainda sonhou com a dobradinha, pois foi a match de desempate (jogos de rápidas de 5 minutos para cada jogador acabar a partida) com os atletas José Veiga (Academia Xadrez de Gaia) e João Silva (Colégio Português - Aveiro). No entanto, teve que se contentar com o 3º lugar, medalha de bronze e o vencedor do match acabou por ser José Veiga.

Inês Machado Oliveira disputou um lugar no pódio até à última ronda. Todavia, classificou-se no 4º lugar absoluto, após uma derrota na última sessão. Com uma performance 100% vitoriosa, David Martins (Clube Amador de Mirandela) não deu qualquer hipótese à “concorrência”, conquistando mais um título absoluto de jovens, desta vez, no escalão Sub-16.

Ivo Dias (6 pontos em 7 possíveis), também, esteve em grande destaque, no escalão Sub-14, conquistando o seu primeiro vice-título nacional absoluto de jovens perdendo apenas com o campeão Henrique Aguiar (Clube dos Galitos - Aveiro). Carlos Azevedo (4 pontos em 7 possíveis) e Rui Barreira (3,5 pontos em 7 possíveis), no seu primeiro ano neste escalão, obtiveram classificações promissoras: 26º e 28º lugares, respetivamente.

Na categoria Sub-18, Luís Silva (5 pontos em 7 possíveis) lutou pelo título absoluto até ao último instante, mas um empate com o campeão Volodimir Ulyanovsky (Barreirense) na última sessão fez com que alcançasse o 3º lugar. Rui Pedro Gomes (4,5 pontos em 7 possíveis) classificou-se em 4º lugar ex-aqueo e, desta forma, confirmou o excelente momento de forma neste arranque da época desportiva.

Luís Romano, no escalão máximo Sub-20, defendia o título conquistado na época transata. Durante as cinco primeiras sessões a revalidação do título poderia ser assegurada, mas duas derrotas consecutivas nas 6ª e 7ª rondas fizeram contentar-se com o 4º lugar absoluto, afastando-o do pódio absoluto.

Desta forma, dos 14 títulos nacionais em disputa, o NXVSC-DIDÁXIS arrecadou, pelo segundo ano consecutivo, o maior número de troféus, três, liderando o Xadrez Jovem Federado a nível nacional na vertente semi-rápidas.

Estes resultados resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, resultando no corolário de uma aposta contínua no Xadrez Jovem que tem vindo a ser feita desde que o N.X.V.S.C. – Didáxis foi criado, permitindo sonhar com um clube cada vez mais forte, consolidando-se no panorama escaquístico nacional.

Estão de parabéns todos os Jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis, Direcção Pedagógica da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.

Mais informações:http://chess-results.com/tnr59582.aspx?art=1&lan=10&fed=POR&turdet=YES

2 Comments:

Blogger Rui Gomes said...

Um dia cansativo mas muito recompensador!

Não podemos deixar apagar a chama do xadrez!!
Muitos parabéns aos meus colegas premiados. Ao Carlos e ao Barreira: continuem a apostar neste jogo! Estamos todos convosco para evoluirmos juntos! Continuem a aparecer às Sextas para vermos "A Bíblia do Xadrez" e apurarmos os tácticos!

Grande abraço,
Rui Gomes

novembro 13, 2011  
Blogger Joaquim Machado said...

Parabéns a todos os campeões, e a todos os que participaram na prova, umas vezes ganha-se outras perde-se é assim o xadrez e não só, mas o Nucleo vai acumulando e colecionando vitórias, mais um dia que ficará para a história do clube.
Uma palavra para aqueles que dirigem, parabéns, estes titulos tambem são vossos.

Cumprimentos
Joaquim Machado

novembro 15, 2011  

Enviar um comentário

<< Home