CDVII
O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se no Pavilhão Municipal de Óbidos, nos dias 20, 21 e 22 de Maio, envolvendo a participação de 60 atletas provenientes da Direcções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
A Escola de Referência Desportiva de Xadrez da Didáxis – Vale S. Cosme foi constituída por 6 alunos acompanhados pelo professor José Azevedo.
Sob a direcção do Coordenador Nacional José Cavadas, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 20 minutos por partida. João Vicente (Instituto Pedro Hispano - Soure) foi o grande vencedor e Rui Pedro Gomes (ERDX Didáxis - Vale S. Cosme) classificou-se em 5º lugar absoluto (6 vitórias, 1 empate e duas derrotas) destacando-se como a melhor prestação individual dos alunos da ERDX da Didáxis (Vale S. Cosme). Nuno Campos, Pedro Ferreira e João Guerra classificaram-se em 15º, 19º e 24º lugares, respectivamente.
Colectivamente a ERDX Didáxis - Vale S. Cosme, depois de alcançar o título colectivo distrital e regional sonhou com o título nacional… Todavia, após uma derrota por 3-2 com o Instituto Pedro Hispano – Soure, ainda alcançou o 2º lugar absoluto e, desta forma, o VICE-TÍTULO NACIONAL ESCOLAR POR ESCOLAS. O último lugar do pódio foi ocupado pela Escola Secundária Artur Gonçalves – Torres Novas. Este torneio foi disputado, a 5 tabuleiros em que cada jogador dispunha de 10 minutos por partida, entre as melhores Escolas representantes de cada Direcção Regional: Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis (DREN), Instituto Pedro Hispano – Soure (DREC), Escola Secundária Artur Gonçalves (DRELVT), Escola de Ensino Básico Integrada Sophia Mello Breyner (DRELVT) e Agrupamento de Escolas de Montargil (DREALENTEJO).
Os alunos representantes da ERDX Didáxis - Vale S. Cosme foram alunos do Ensino Secundário da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis:
1º tabuleiro: Luís Silva – 10.3 (4 pontos em 4 jogos)
2º tabuleiro: Rui Pedro Gomes – 11.2 (3 pontos em 4 jogos)
3º tabuleiro: Pedro Ferreira – 11.2 (2 pontos em 4 jogos)
4º tabuleiro: João Guerra – 11.2 (3 pontos em 4 jogos)
5º tabuleiro: Nuno Campos -11.2 (3 pontos em 4 jogos)
Árbitro da Equipa: Rui Mesquita – 10.2
De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direcções Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.). A montagem dos «nacionais» estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas actividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do ministério a nível central e regional e as equipas das escolas de Óbidos que se mobilizaram no aspecto técnico e organizativo.
Mais informações:
http://chess-results.com/tnr50106.aspx?art=1&lan=10&wi=1000
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home