2010/03/07

CCC

52º Campeonato Nacional por Equipas
2009/2010
NXVSC-Didáxis I na 2ª Divisão (Série A)
NXVSC-Didáxis II na 3ª Divisão (Série A)

Bruno Gomes capitão da equipa NXVSC-Didáxis I lidera a Preliminar Distrital Absoluto (Vale S. Cosme)

Iniciou-se no passado fim-de-semana o 52º Campeonato Nacional por Equipas de Xadrez da II e III Divisões. Esta prova constitui-se como a que mais faz vibrar o país xadrezista jogando-se a quatro tabuleiros e a pontuação tem em conta os pontos de encontro, sendo atribuídos 3 pontos para a vitória, 2 para o empate, 1 para a derrota e 0 para a falta de comparência.

A 2ª divisão é actualmente composta por quatro séries de oito equipas, distribuídas por todo em país em zonas geográficas disputando-se no sistema de todos contra todos a uma volta e jogando-se uma partida por sábado nos meses de Março, Abril, Maio e Junho.
As equipas classificadas em 1º lugar de cada série sobem à 1ª Divisão do 53º Campeonato Nacional por Equipas da época seguinte e as que se classificarem em 7º e 8º lugares descem para a 3ª Divisão.

O NXVSC-Didáxis I está integrado na Série A e o seu objectivo passa por assegurar a manutenção tarefa que não se avizinha nada fácil (último cabeça de série) dada a força de jogo apresentada pelas outras equipas.
A Série A é, também, composta por duas equipas vimaranenses: Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio II e Escola EB 2,3 João de Meira, pelas equipas pertencentes à Associação de Xadrez do Porto: GX Porto II, AX Gaia II, GD Dias Ferreira II e Moto Clube do Porto I e pelo Clube Amador de Mirandela.
A sua estreia começou por um empate (2-2) com a escola EB 2,3 João de Meira conquistando 2 pontos. Yaroslav Minakov no 1º tabuleiro mostrou ambição e venceu, Luis Silva e Rui Pedro Gomes obtiveram empates contra adversários teoricamente mais fortes e Bruno Gomes perdeu não fazendo valer a sua superioridade no elo (+150 pontos) perante o seu oponente.

A 3ª divisão é actualmente composta por 9 séries de 8 equipas, distribuídas por todo o país em zonas geográficas, disputando-se no sistema de todos contra todos a uma volta e jogando-se uma partida por sábado nos meses de Março, Abril e Maio.
As equipas classificadas em 1º lugar de cada série sobem à 2ª Divisão do 53º Campeonato Nacional por Equipas da próxima época e as posicionadas em 7º e 8º lugares descem aos Campeonatos Distritais por equipas.

O NXVSCDidáxis II está integrado na Série A e seu objectivo passa por assegurar a manutenção o mais rápido possível.
Esta série é, também, composta pelas equipas vimaranenses do AMAS III, Amigos de Urgeses e Círculo Arte e Recreio, pelos actuais campeões distritais, Clube Campismo Caravanismo de Barcelos, pelo Atlético Clube Alfanense e Núcleo de Xadrez de Santo Tirso do distrito do Porto e Bila de Vila Real.

A sua estreia foi extremamente positiva dado que venceu fora nos quatro tabuleiros (4-0) a equipa do Distrito do Porto, Atlético Clube Alfanense averbando 3 pontos. Esta equipa é formada pelo actuais campeões distritais nos escalões Sub-18, 14 e 12, Luis Romano, Inês Machado Oliveira e Ivo Dias, respectivamente. O 4º tabuleiro foi ocupado pelo sénior Carlos Marco Pereira.

Mais informações:


Campeonato Distrital por Equipas
2009/2010
NXVSC-Didáxis A vence a equipa B

Iniciou-se no passado dia 6 de Março o Campeonato Distrital de Xadrez 2009/2010 (Equipas) com um ritmo de 90 minutos para cada jogador finalizar a sua partida envolvendo a participação de 6 equipas.
O NXVSC-Didáxis não participa nesta competição Distrital na máxima força, pois a equipa principal do N.X.V.S.C.- Didáxis I subiu para a II Divisão Nacional e o NXVSC-Didáxis II conseguiu a subida para a III Divisão Nacional mercê do vice-título distrital colectivo conquistado a passada época.

No entanto, a sua participação está assegurada com as equipas A e B. A equipa A é capitaneada por Mário Oliveira e é constituída por jovens experientes que sonham na conquista do título colectivo pela segunda vez depois de 2006/2007. A equipa B é constituída por jovens com menos de 11 anos e Encarregados de Educação visando a promoção do Xadrez nas camadas mais jovens.
Na 1ª jornada, as equipa A e B do NXVSC-Didáxis enfrentaram-se. A equipa A fez valer o seu favoritismo vencendo por 4-0 a equipa B.

Mais informações:
http://chess-results.com/tnr30980.aspx?lan=10


Preliminar do Campeonato Distrital Absoluto
(Vale S. Cosme)


O Núcleo Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis está a organizar em parceria com Associação de Xadrez de Braga uma das Preliminares Distritais Absoluto na Escola Cooperativa Vale S. Cosme.
Esta competição iniciou-se no mês de Fevereiro e finalizará no próximo dia 26 de Março.
Neste momento Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis) partilha a liderança com o seu colega de equipa João Bastos, 3 vitórias em 3 jogos, e na próxima 6ª feira, dia 12 de Março, defrontar-se-ão podendo-se encontrar um líder isolado à 4ª ronda.
Este Campeonato tem a participação de 32 jogadores oriundos do Famalicense Atlético Clube, Clube de Xadrez Escola Bernardino Machado e NXVSC-Didáxis permitindo o apuramento para a Final Distrital Absoluto 2010 de Xadrez que decorrerá nas instalações dos Amigos de Urgeses – Guimarães a partir do dia 16 de Abril.

As Preliminares Distritais estão a envolver a participação de cerca de 150 jogadores subdivididas por Escola EB 2,3 João de Meira, Museu Alberto Sampaio e Urgeses (Guimarães), Vale S. Cosme (Vila Nova de Famalicão) e Barcelos constituindo um factor de desenvolvimento crescente da modalidade no Distrito de Braga.

Mais informações:
http://chess-results.com/tnr30944.aspx?lan=10 (Vale S. Cosme)
http://historiadoxadrez.net/absoluto-braga-prelmuseu0910-final.pdf (Museu Alberto Sampaio)
http://chess-results.com/tnr30220.aspx?lan=10 (Barcelos)
http://chess-results.com/tnr30516.aspx?lan=10 (Escola EB 2,3 João de Meira)
http://chess-results.com/tnr29996.aspx?lan=10 (Urgeses)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá a todos,

Vim aqui deixar os meus parabéns aos liders do distrital que infelizmente não posso estar a jogar. É um orgulho ter um capitão de equipa destes;)

Adeus e felicidades a todos,

Luís Silva

março 10, 2010  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos,

Vim aqui deixar os meus parabéns aos liders do distrital que infelizmente não posso estar a jogar. É um orgulho ter um capitão de equipa destes;)

Adeus e felicidades a todos,

Luís Silva

março 10, 2010  

Enviar um comentário

<< Home