2008/03/23

CXXXIII

Campeonato Nacional Jovens de Xadrez 2008
Inês Machado Oliveira
Vice-Campeã Nacional Sub-12

"Os dez magníficos"
Em cima: Luis Carvalho, Luis Silva, Inês Oliveira, Ivo Dias, Catarina Cunha
Em baixo: João Guerra, Hélio Silva, Rui Gomes, Nelson Torres, Alice Marinho

Decorreu na Figueira da Foz, entre os dias 15 e 20 de Março, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez 2008.

Este Torneio, sob a arbitragem e organização da Federação Portuguesa de Xadrez, contou com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz. A competição subdividiu-se em 6 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 412 jogadores.

O N.X.V.S.C. – Didáxis participou neste torneio pela quinta vez consecutiva, fazendo-se representar com 10 atletas associados ao Distrito de Braga, sendo o balanço bastante positivo, em relação às épocas anteriores, perspectivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respectiva sedimentação no Vale do Pelhe.

Foi, pois, com enorme satisfação que o N.X.V.S.C. registou que Ivo Dias, no escalão Sub-10, em 76 participantes, alcançou um magnífico 5º lugar ex-aqueo (5 pontos em 7 possíveis), perdendo na última sessão com Henrique Aguiar (A.X.Aveiro) e, desta forma, a possibilidade de ocupar um lugar no pódio.

Inês Machado Oliveira (15º lugar ex-aqueo; 4,5 pontos em 7 possíveis), no escalão Sub-12, em 97 participantes, continuou a dar provas de estar em grande forma, obtendo o vice-título feminino não deixando os seus créditos “por mãos alheias”.

Rui Pedro Gomes e Luís Miguel Neves da Silva (14º lugar ex-aqueo; 4,5 pontos em 7 possíveis), no escalão sub-14, em 81 participantes, obtiveram prestações bastante satisfatórias. Também, João Guerra (35º lugar; 3,5 pontos em 7 possíveis) cumpriu amplamente os objectivos predefinidos.

Atendendo aos resultados obtidos por estes cinco atletas podemos afirmar que temos um futuro promissor, traduzindo-se consequentemente numa progressão do Xadrez Concelhio.

De referir que o Núcleo se fez ainda representar no escalão Sub-14 por Luís Carvalho (48º lugar ex-aqueo); Alice Marinho, Nelson Torres e Hélio Silva classificaram-se nos 45º, 49º e 57º lugares, respectivamente, nos Sub-16, em 62 participantes.

Finalmente, no escalão Sub-18, Catarina Cunha chegou a sonhar com o pódio feminino, pois à 5ª jornada tinha 3 pontos em 5 possíveis. Todavia, com 2 derrotas consecutivas nas duas últimas sessões classificou-se em 26º lugar (6º lugar feminino), em 41 participantes.

A nível distrital tem que se realçar a revalidação do título nacional feminino alcançado por Ana Meireles (A.M.A.S. - Guimarães) no escalão Sub-14. No mesmo escalão destaque-se o 5º lugar alcançado por João Sequeira Costa (Amigos de Urgeses - Guimarães) e o 9º lugar obtido por Marcos Ribeiro (Operário F.C.).
Nos Sub-8 e Sub-10, Luís Rodrigues e Bruno Ribeiro (A.M.A.S.), respectivamente, estiveram a um bom nível classificando-se em 8º lugar.
Nos Sub-16, Joana Ribeiro (A.M.A.S.) chegou mesmo a disputar um match para atribuição do título feminino, mas não foi feliz quedando-se pelo 4º lugar feminino.
Carlos Novais (A.M.A.S. - Guimarães), também, esteve em muito bom plano posicionando-se em 5º lugar no escalão Sub-18.
O Quadro de Honra classificativo ficou assim disposto:
Sub 08
1º Absoluto: André Sousa (Associação de xadrez do Porto)
1º Feminino: Rita Jorge (Associação de Xadrez de Leiria)
Sub 10
1º Absoluto: Gonçalo Silva (Associação de Xadrez de Setúbal)
1º Feminino: Diana Nogueira (Associação de Xadrez do Porto)
Sub 12
1º Absoluto: João Andias (Associação de Xadrez de Aveiro)
1º Feminino: Ana Rato (Associação de Xadrez de Lisboa)
Sub 14
1º Absoluto: Pedro Neves (Associação de Xadrez de Coimbra)
1º Feminino: Ana Meireles (Associação de Xadrez de Braga)
Sub 16
1º Absoluto: Miguel Silva (Associação de Xadrez de Lisboa)
1º Feminino: Marta Martins (Associação de Xadrez de Setúbal)

Sub 18
1º Absoluto: Ruben Pereira (Associação de Xadrez de Lisboa)
1º Feminino: Ana Batista (Associação de Xadrez de Lisboa)

Sub 20
1º Absoluto: Ricardo Sousa (Associação de Xadrez de Setúbal)
1º Feminino: Bianca Jeremias (Associação de Xadrez de Faro)
Mais informações:
http://cnjovens2008fpx.weebly.com/ (Página Oficial do C.N.J. de Xadrez)
http://www.axdb.pt/relatorio-cnj08.pdf (Relatório da Delegação A.X.D.B.)