MCCV
Daniel Cámpora vence o Open Internacional de Xadrez de Silves
O experiente Grande Mestre argentino Daniel Cámpora, que representa em Portugal o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, sagrou-se vencedor do Silves International Chess Tournament. Esta competição, que se estreou com grande sucesso no circuito Portugal Chess Tour, reuniu 88 jogadores de 15 nacionalidades no Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves.
Cámpora somou 7 pontos e arrecadou um prémio de 1000 euros, de um total de 4000 euros em prémios. O Mestre Internacional espanhol Ismael Alshameary alcançou a segunda posição, também com 7 pontos, mas com pior coeficiente de desempate, recebendo 700 euros. O pódio foi completado pelo Mestre FIDE português Bruno Martins (AFOX), que terminou em terceiro lugar com 6,5 pontos, garantindo um prémio de 500 euros. O mesmo número de pontos foi alcançado por mais sete jogadores, que ocuparam as posições do 4.º ao 10.º lugar.
O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D) contou ainda com mais três atletas em destaque:
Mestre Nacional Ivo Dias, 20.º lugar, com um ganho de 9 pontos de Elo FIDE (5,5 pontos);
José Santos, 21.º lugar, com um ganho de 54 pontos de Elo FIDE (5,5 pontos);
Mestre FIDE feminina Inês Silva, 44.º lugar (4,5 pontos).
O Open de Silves foi a 13.ª prova do Portugal Chess Tour 2024/25 e a sexta na vertente clássica. Foi também o segundo torneio do circuito realizado no Algarve, depois do Open Cidade de Lagos.
A organização esteve a cargo da histórica Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, contando com o apoio da Câmara Municipal de Silves e da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX). A cerimónia de encerramento contou com a presença de Dominic Cross, presidente da FPX, e Rosa Palma, presidente da autarquia de Silves. Dominic Cross destacou o crescimento do xadrez federado em Portugal, referindo que a modalidade está entre as 20 mais praticadas no país e que o Algarve tem registado um aumento significativo de jogadores e clubes, com novas formações em Vila Real de Santo António e Tavira. Já Rosa Palma elogiou o trabalho da SIRM na promoção do xadrez, recordando o percurso da associação desde os primeiros torneios em São Bartolomeu de Messines até à organização de eventos de grande dimensão.
A próxima competição do circuito será o Open da Queima das Fitas, um torneio clássico de sete rondas, que decorrerá de 24 a 27 de abril, em Coimbra.
Classificação Final:
1.º Daniel Cámpora (GM, Argentina) - 7 pontos
2.º Ismael Alshameary (MI, Espanha) - 7
3.º Bruno Martins (MF, Portugal) - 6,5
4.º Kevin Spraggett (GM, Canadá) - 6,5
5.º Sylvain Degardin (MF, França) - 6,5
6.º Hugo Lux (MF, Brasil) - 6,5
7.º Daniel Sanz Wawer (MF, Espanha) - 6,5
8.º Bernat Serarols Mabras (MF, Espanha) - 6,5
9.º Pieter Hopman (MI, Países Baixos) - 6,5
10.º Ibragim Khamrakulov (GM, Espanha) - 6,5
Resultados completos:
Chess-Results
FPX
Barlavento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home