2024/12/29

MCXCIII

 V TORNEIO INTERNO DE SEMI-RÁPIDAS DO CLUBE DE XADREZ A2D

CARLOS NOVAIS CONSAGRA-SE VENCEDOR



No passado dia 28 de dezembro, decorreu o V Torneio Interno de Semi-Rápidas do Clube de Xadrez A2D, realizado na Sala de Competições de Xadrez do Complexo Desportivo de Vale S. Cosme. Este evento integrou o projeto formativo planeado para a época desportiva 2024/2025 do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis e revelou-se um marco significativo para todos os atletas participantes.

A organização e arbitragem estiveram a cargo de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e do Árbitro FIDE Carlos Dias. O torneio consistiu em cinco partidas no ritmo semi-rápido (10 minutos mais cinco segundos de incremento por lance) e contou com a participação de 18 jogadores, com idades compreendidas entre os 6 e os 60 anos, promovendo uma enriquecedora competição intergeracional.

Carlos Novais, atleta da equipa A do CX A2D, sagrou-se o grande vencedor, beneficiando de um melhor coeficiente de desempate em relação ao seu colega de equipa, João Afonso, e alcançando 4,5 pontos em cinco jogos. O atleta da equipa B Artur Lemos completou o pódio absoluto com 4 pontos.

Os vencedores por escalão foram:









  • Veterano: Artur Lemos
  • Sub-20: Gil Costa
  • Sub-18: João Afonso
  • Sub-16: Pedro Ferreira
  • Sub-14: José António Ramos
  • Sub-10: Bernardo Guimarães
  • Sub-08: João Gonçalves

O torneio acolheu tanto jogadores federados como não federados, todos pertencentes ao CX A2D, fomentando o convívio entre jovens promessas e veteranos do xadrez, enquanto se promovia “o jogo das 64 casas”. Este evento reforçou o compromisso do clube com a formação contínua de jovens atletas, preparando-os para desafios em competições escolares e federadas.

A iniciativa contou com o apoio do polo desportivo do CIIES-Vale S. Cosme e do CX A2D, bem como o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Na cerimónia de encerramento, marcaram presença o Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Pedro Oliveira, e o Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira.

Como gesto simbólico, o CX A2D ofereceu à Câmara Municipal uma Torre, peça emblemática do xadrez, simbolizando a solidez e a força que têm sustentado, ao longo de 20 anos, o crescimento do clube na sua sede no Complexo Desportivo de Vale S. Cosme.

Para mais informações:
Chess-Results