2024/06/18

MCLXII

 CAMPEONATO NACIONAL VETERANOS XADREZ

Marco Pereira TOP 10 Nacional na vertente Rápidas

Vítor Carvalho TOP 10 Nacional na vertente Semirrápidas

 




Decorreu entre os dias 8 a 13 de junho, no Hotel Golden Tulip Porto Gaia & Spa, o Campeonato Nacional de Veteranos nas três vertentes competitivas Clássicas, Semirrápidas e Rápidas. Esta competição juntou 23 atletas veteranos +50 e 30 atletas veteranos +65 durante 6 dias intensos de grandes jogos neste regresso do Xadrez sénior aos tabuleiros.

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 4 atletas: Eduardo Viana no Torneio +65 e Artur Lemos, Marco Pereira e Vítor Carvalho no Torneio +50.



O grande destaque do CX A2D na vertente Rápidas foi Marco Pereira que se classificou em 10.º lugar +50 alcançando 3,5 pontos em 7 possíveis resultantes de 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Na vertente Semirrápidas +50 evidenciou-se Vítor Carvalho ao posicionar-se em 9.º lugar fruto de 3 vitórias e 2 derrotas.


Na vertente Rápidas +50 Artur Lemos classificou-se em 14.º lugar (3 pontos) e na vertente +65 Eduardo Viana posicionou-se em 15.º lugar (2 pontos). Na vertente Semirrápidas +50, com 2 pontos, Marco Pereira e Artur Lemos classificaram-se em 19.º e 20.º lugares, respetivamente.

Os campeões nacionais nas vertentes Rápidas e Semirrápidas foram, respetivamente, Mestre FIDE Fernando Ribeiro e Mestre Internacional Sérgio Rocha (+50) e o Mestre Nacional Alberto Fernandes venceu as duas provas (+65).

Na vertente clássicas no escalão +50 e +65 os quatro atletas do CX A2D fecharam a prova com chave de ouro ao alcançarem uma preciosa vitória na derradeira sessão:

·          Marco Pereira 12.º lugar +50 (3 pontos);

·          Artur Lemos 15.º lugar +50 (2,5 pontos);

·          Vítor Carvalho 16.º lugar +50 (2 pontos);

·          Eduardo Viana 17.º lugar +65 (3 pontos).

O Mestre Internacional Sérgio Rocha (FC Barreirense) venceu a competição +50 com 5,5 pontos em 6 possíveis beneficiando de melhor critério de desempate sobre o Grande Mestre António Fernandes (individual) que viria a terminar a prova no 2.º lugar. José Rosário (GD Cavadas) fechou o pódio absoluto.

O Mestre Internacional Fernando Silva (AXT) venceu a competição +65 com 5,5 pontos e o Mestre FIDE António Pereira do Santos e o Mestre Nacional Vítor Morais classificaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

Os três primeiros classificados deste Nacional de Veteranos asseguraram apoios da FPX para jogarem o Campeonato do Mundo de Veteranos, marcado para novembro, em Porto Santo (Madeira).

No final foram todos unânimes em considerar que as participações nestes torneios denotaram uma evolução no nível técnico de cada atleta nas três vertentes do Xadrez: rápido, semirrápido e clássico.

 

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr937538.aspx?lan=10&art=1&rd=7